sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Berlim 2016 - Crítica: "Ave, César!"

(Hail, Caesar!, 2016), de Ethan e Joel Coen


Scarlett Johansson em cena do filme

O Festival de Berlim vem politizado como há anos não se via, mas o filme escolhido para abrir o evento foi esta comédia relativamente despretensiosa dos irmãos Coen, com um elenco superestelar: tem George Clooney, Josh Brolin, Scarlett Johansson, Tilda Swinton, Ralph Fiennes, Channing Tatum e Frances McDormand, entre outros.

Eu digo “relativamente” porque, como de hábito, por trás da aparência meramente fútil do filme (sobre a Hollywood dos anos 50), os Coen abordam temas mais profundos que se poderia pensar em um primeiro momento. Mas os temas são em geral só tangenciados; não é um filme “pesado” e nem denso como muitos esperariam (e gostariam) que fosse.

O longa se ancora na rotina de um produtor de um grande estúdio (Brolin) especialista em contornar os passos em falso do grande elenco de sua companhia – é uma espécie de “babá” das estrelas. Uma delas é uma atriz ninfomaníaca que fica grávida solteira, o outro é um ator caipirão que faz seu primeiro filme dramático (mas mal consegue dizer uma fala, de tão despreparado), outro é o diretor refinado que entra em conflito que esse novo queridinho do estúdio... Há ainda um galã de filmes épicos que é sequestrado por um grupo de comunistas, duas colunistas de fofocas gêmeas (e arqui-inimigas) ávidas por algum escândalo, e por aí vai.

Lendo a descrição desses personagens curiosos é possível imaginar que seja uma comédia bastante divertida e repleta de situações hilárias. De fato o filme tem os seus momentos, mas a verdade é que os Coen não pareciam estar com a inspiração habitual nem ao escrever o roteiro (que pouco tem a acrescentar ao que o cinema já mostrou em outras paródias de Hollywood) e nem ao dirigir - a trama tem problemas de ritmo, e não se sabe ao certo se os números musicais são ruins por serem sátiras aos filmes ruins desse gênero ou se a intenção (falha) era a de homenageá-los com momentos “mágicos”.

O filme é propositadamente generalista – os Coen disseram não querer se inspirar em ninguém em específico ao criar nenhum dos personagens ou episódios. Não é muito verdade – muitos deles são fáceis de saber em quem foram baseados (as gêmeas de Swinton, por exemplo, são claramente versões univitelinas das rainhas do gossip Hedda Hopper e Louella Parsons). Mas no geral, de fato não se reconhece muito ao certo de quem cada personagem fictício se trata – o que é bom, por dar certa liberdade aos atores de criarem algo com algum frescor, e ruim, porque na indecisão entre ser uma pessoa X, Y ou Z, os personagens acabam não sendo ninguém. E o filme, em si, também termina ficando sem uma personalidade marcada – é uma obra estranha, difícil de enquadrar mesmo dentro da filmografia dos Coen (muitas das inúmeras referências a outros longas são concebidas de modo tão genérico que sabemos que são citações, mas não exatamente a que filme – e nem temos lá muito interesse em descobrir, para dizer a verdade).

Mas há toques do humor fino dos Coen aqui e acolá – há uma divertidíssima cena logo no início em que o produtor pede consultoria a líderes de várias religiões para um filme sobre Jesus Cristo. Mas muitas boas ideias são desperdiçadas – em uma sequência, um grupo de escritores de esquerda se reúne às escondidas e vai a alto mar ao encontro de um submarino soviético, que é algo próximo da imagem do “bicho-papão” que muitos americanos dos anos 50 (e de hoje) tinham (ou têm) das pessoas de esquerda, na era do macartismo. Mas a cena é mal arquitetada, talvez também mal encenada – não tem força humorística e nem dramática o suficiente para segurar o potencial alegórico de comentário sobre a paranoia americana; é uma decepção.
     
Pelo próprio estilo do filme, as atuações são todas acima do tom – com exceção da de Brolin, o protagonista. Nenhuma delas é memorável (talvez apenas a de Ralph Fiennes, como o diretor afetado), mas todas são eficientes – percebe-se com clareza o quanto o charme e talento de um ator contribui para o sucesso de um filme. Aliás, “Ave, César!” é também sobre isso: o poder de sedução dos astros, que foi o que salvou muitos filmes ruins de Hollywood, guardando produtos de qualidade muito discutível no coração do público. O que, no entanto, dificilmente deve acontecer com este pouco memorável novo filme dos irmãos Coen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário